sábado, 3 de agosto de 2013

A Inflexibilidade


Vou começar esse tema com uma frase de Rubem Alves que eu particularmente gosto muito: “As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.”

Por conta das circunstâncias, infelizmente, há uma confusão entre personalidade, caráter, inclinações, desejos e caprichos. Aspectos entrelaçados, estes ficam permeando a nossa vida e determinando não apenas nossas escolhas, mas as consequências que elas trazem.
É nesse meio que se encontram as pessoas que se orgulham de nunca mudar. Pessoas que padecem da “Síndrome de Gabriela”: Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim"... Estas pessoas se "beneficiam" (na verdade não há beneficio nenhum) da confusa relação entre ter e ser. Em nome de terem personalidade impõem sua forma de ser, com suas características mais desagradáveis, para com àqueles com quem convivem, e não aceitam que poderiam adaptar-se, modificar algumas características em prol do bem comum, pois já se acham boas demais.

Essas são as pessoas chamadas de INFLEXÍVEIS tem rigidez em quase tudo o que fazem. A começar por seus pensamentos, dificilmente aceitam outras opiniões e conselhos além das suas. Sentem dificuldades em mudar para melhor. A rigidez distorce significados e causa sofrimentos desnecessários. Ser flexível significa enxergar as situações por vários ângulos diferentes, fazendo da situação ruim em algo bom para não aumentar conflitos e maus sentimentos em sí, pois se você é rígido, limita totalmente as possibilidades que a vida te dá de presente. Sei que é difícil assumir, mas se no fundo você se identifica com essas atitudes, e portanto, se o seu comportamento está te afastando das pessoas que o ama, MUDE.

Precisamos mudar para suportar algo ou alguém, para tolerar, para nos adaptar.  Afinal, se não fazermos isso acabamos perdendo o que mais queremos, o que mais amamos, até perdemos os sonhos que queremos realizar.

Pessoas que nunca mudam são aquelas que nunca cedem. Inflexíveis em suas convicções acreditam que ceder significa perder a personalidade, ser fraco, humilhar-se. Sua opinião tem que prevalecer, aumentam a voz se alguém tenta dizer algo que lhes contraria. Preferem prejudicar-se e sofrer, ao invés de ou receber o benefício de ser flexível. Mas o pior é que não suportam serem contestados. Suas verdades são tão absolutas, que não há espaço para outras. Na verdade, para eles, nem há outras.

Estas pessoas são aquelas que esperam e exigem que os outros se adaptem a elas. E infelizmente, muitas vezes assim acontece. Tornam-se autoritárias e opressoras a tal ponto que as pessoas ao seu redor escolhem aceitar sua inflexibilidade e não contradizê-las, na ideia de evitar confusão.

Outra característica típica das pessoas que não mudam é o questionamento sistemático do jeito das outras pessoas. As pessoas que não mudam gostariam muito que as outras pessoas fossem iguais a elas. Isso se explica facilmente. Se o jeito delas se tornar o jeito dos outros, ninguém mais precisará mudar, e elas poderão praticar com tranquilidade sua inflexibilidade, sem serem incomodadas.

Pessoas inflexíveis, duras, arrogantes, amargamente críticas, autoritárias e intolerantes. Elas se acham boas demais. Gastam horas e horas descrevendo o próprio jeito e comparando criticamente com o jeito das outras. Estas pessoas INFLEXÍVEIS sabem exatamente o que os outros precisam mudar, mas afirmam que tem mais a ensinar do que a aprender, e, nessa jornada, vão colecionando fracassos e perdas, sempre culpando a incapacidade alheia, e se firmando ainda mais em seu jeito.

Quando tudo parece errado e injusto, quando as teorias da conspiração tomam conta de nós, é hora de abrir a porta e melhorar nossas atitudes . Afinal, não podemos exigir compreensão e flexibilidade do próximo se você é rígido. “Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo (pessoas) na mudança da mente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário