domingo, 28 de julho de 2013

O Problema é Sempre o Próximo


Maioria das pessoas já ouviu falar que quando temos algo que não aceitamos em nós e vemos o mesmo defeito em outra pessoa, isso nos causa um incômodo profundo e acabasse atacando o outro com criticas.

Tudo que você não gosta nas atitudes do outro, tudo que você critica incessadamente, é exatamente um defeito que você possui. Simplesmente, o outro é apenas um espelho seu.
Muitoas pessoas tem a necessidade de se elevar, de se sentir superior levando a uma irresistível vontade de falar dos defeitos alheios como se disséssemos “eu sou melhor do que fulano que tem tal defeito”.
Agem como os únicos certos e donos da razão, blindados em não cometer erros e  possuir defeitos.  Isso são pessoas PREPOTENTE, é o indivíduo que se julga melhor do que os outros. Acha que pode tudo e tem muito pouco respeito com as outras pessoas e com limites.

Vou deixar claro aqui que tudo que escrevo aqui nesse Blog , me baseio não somente em analise que faço dos outros, mas dos meus comportamentos também.

Retornando ao assunto. O que odiamos no outro, revela coisas muito importantes a nosso respeito. Geralmente quando um psicologo pergunta ao cliente quem são as pessoas que mais o incomodam. Surge muitas coisas para se trabalhar que revela defeitos do cliente que ele não aceita em sí mesmo e enxerga nos outros.
O pior é que o cliente sempre acaba falando: “mas eu não quero falar dessa pessoa, essa pessoa odeio só em falar". Afinal, no subconciente sabem que falar do outro é falar de si mesmo. Você está, na verdade, falando dos sentimentos que VOCÊ sente ao falar do outro.

Houve um caso que a cliente sempre reclamava da sogra: “ela é arrogante, coloca limites, desdenha dos outros, se acha a dona da razão.”
Depois de tratarmos a raiva que possuia, ela mesma chegou à conclusão e disse: “redo! Tudo isso sou eu quem carrega. Eu sou arrogante, eu que coloco limites, eu acho que sei de tudo...”.

E como é difícil lidar com pessoas difíceis. E como é difícil lidar com a crítica. Essas situações e pessoas trazem à tona defeitos mais profundos, por isso é tão importante dar atenção ao que você sente ao lidar com essas situações. Se você sentiu algo de negativo, se você se incomodou, então o problema é seu e não do outro (mesmo que a pessoa tenha sido ignorante com você ou tenha sido desagradável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário