quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pais e Filho: Uma relação complexa, mas não impossivel!



Pai e mãe perante seu filho

O que falamos aos nossos filhos tem um poder transformador. E todos os dias, todas as horas, falamos muitas coisas para eles. Que tal usarmos as nossas palavras para criarmos filhos felizes e vencedores?  Existe um limite entre educar e destruir o seu filho, então esteja sempre atento. 

Todo mundo sabe que os pais são os espelhos das crianças.
Outra coisa que todo mundo está careca de saber é que ninguém no mundo tem mais força e influência sobre um filho do que a mãe e o pai.

Gente, não importa se é no começo da vida, no meio, ou no final, você é e sempre será mãe e pai do seu filho. Isso quer dizer que você deve amá-lo sempre, mais do que nunca, mesmo se ele estiver no caminho errado. Aliás, se ele não está se encontrando, você tem a obrigação de ajudá-lo a entrar no eixo mostrando o correto e de fazê-lo enxergar suas qualidades. Mas não gritando e até xingando, por favor!

Muita mãe e pai erra ao xingar e até maltratar o filho. Nunca, em nenhuma hipótese, ofenda seu filho. O que uma mãe diz a um filho multiplica-se no Universo por mil. A força da palavra de uma mãe é indescritível. Se você chamá-lo de vagabundo, assim ele será. Agora, não é melhor chamá-lo de vencedor ? Não vale mais a pena incentivá-lo a buscar o sucesso e a felicidade ?
Há uma controvérsia no entender de cada ser humano, vejo muitos pais dizendo algo para seu filho em um sentido e o filho muitas das vezes entende do contrario, o pior possível. 

Portanto ai vai uma dica:
Entenda: O MODO COM QUE SE FALA É MAIS IMPORTANTE TANTO QUANTO O QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER!
Filho perante seu pai e mãe 

Tratar mal seu pai ou com indiferença, rispidez ou ironia, apenas faz com que você fique parecido com ele. É uma atitude de vingança, não uma atitude apaziguadora. Quando você mudar a sua atitude diante dele, pode se surpreender muito com os resultados. Não mude esperando que ele se torne uma pessoa mais fácil de lidar da noite para o dia, pois isso demora um pouco a acontecer. Mude antes por você mesmo, para que você se sinta em paz com o passado de eventuais atritos. Hoje você é um adulto que tem condições de compreender melhor as chatices do seu pai e buscar inteligentemente o melhor caminho para extrair dele sua melhor parte. E isso se faz também reconhecendo o amor que você sente por ele, ao invés de negar esse sentimento.

Costumo dizer que chega um tempo na vida em que temos possibilidade de reeducar nossos pais com atitudes simples e palavras doces. Dessa forma, eles estarão supridos, ou seja, terão o afeto que precisam para poder também responder com atitudes e palavras afetivas.

 CONSELHO PARA AMBOS, PAIS E FILHOS, LEIA: 

 Mas chega um ponto na vida em que temos que escolher: ou permanecemos com nossas mágoas, ou quebramos o gelo e nos abrimos para uma realidade mais serena junto de nossos pais e os pais para com seus filhos. Ou ficamos cegos para as virtudes deles, ou admitimos que nem tudo foi tão ruim, que afinal aprendemos coisas valiosas, mesmo cercadas de rabugice ou uma aparente indiferença.

Coisas surpreendentes podem acontecer quando mudamos nossa forma de agir e podemos começar tratando um ao outro bem como gostaríamos que se espera que o próximo nos trate, basta fazer um pequeno exercício de imaginação. Permanecer numa atitude vingativa e rancorosa pode fazer mais mal a você mesmo do que a ele, pois com isso você só vai conseguir perpetuar a sensação de desamor.

A vida é curta demais e, ao mesmo tempo, preciosa demais para ficarmos adiando a compreensão, o perdão, os gestos afetivos. Não espere que o primeiro passo seja dado por seu pai e vocês pais não espere o primeiro passo vir do seu filho, alguém tem que ceder. Experimente deixar o orgulho vazio de lado e vá buscar a paz entre vocês. Seja paciente e perseverante, fazendo o que deve fazer para o seu bem-estar. Se ele não corresponder à sua iniciativa, você estará em paz consigo mesmo. Mas se o seu "velho" ou ”filho” acolher seu carinho, uma nova e gostosa história de bem-querer pode surgir. E então ambos estarão em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário