segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os elementos principais


A incompreensão está cada vez mais praticada pelas pessoas e consequentemente gera discórdia e grandes problemas. O fato dessa ou aquela pessoa, pensar diferente de você, não quer dizer que ela seja má ou não goste de você. Basta tentar entendê-la, e por quais motivos ela tem tal atitude.
Talvez uma auto análise lhe caia bem: Antes de julgar aos outros, olhe para dentro de si, e veja primeiro o que há de errado, com você. Para alguém lhe compreender, antes você deve de compreender a pessoa e por mais que você não aceitei tal atitude do próximo, ao menos respeite, pois assim você terá o mesmo retorno. Impor sua ideia e o seu querer como único certo, e o único que tem direitos, é criar conflitos e sempre sair perdendo.

Paremos de olhar somente para nosso próprio umbigo e comecemos a nos colocar no lugar do próximo. Como o próximo se sente diante de tal situação.

Exercitai a compreensão.
Porque o teu caminho para a paz de espírito tem que passar pela tolerância e pelo perdão. E para aquele que compreende as causas, é mais fácil perdoar as consequências.
Recordai, sempre, que nada ou ninguém é perfeito neste mundo; e é do erro que surge o aprendizado.
Deveis compreender os que te cercam. E não te agasteis, quando as outras vontades contrariarem as tuas vontades; buscai o consenso e tereis a melhor solução.

Pois o homem que impõe os seus desejos arreda de si os seu próximo, criando conflitos. Como faz o vento inclemente às folhas caídas, que no inverno atapetam as estradas.
Compreender é meio caminho para conviver.
E compreender é meio caminho para ser compreendido. É preciso escutar para ser escutado, e respeitar as ideias alheias para merecer o respeito às suas próprias ideias.

O respeito é a base da compreensão. Respeitai os que te cercam, ou eles não respeitarão as suas ideias; e, se não as respeitardes, jamais sereis capazes de compreendê-las.
Como o respeito à força do vento leva o navegante a posicionar as velas, para que o barco siga a rota pretendida, o respeito a novas ideias vos levará a novos conhecimentos.
Praticai o amor e a tolerância, e decerto encontrareis o respeito. Cultivai o respeito e colhereis a compreensão.

É assim que afastareis o fantasma da solidão, que habita os seus piores temores. E descobrireis que a proveitosa colheita tornará mais rápidos os seus passos e MAIS FÁCIL SERÁ A CAMINHADA, pois assim não se sentiras saturado com algo ou alguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário