domingo, 1 de setembro de 2013

O poder da tolerância.

"Em vez de querer que as pessoas façam o que queremos ou que tudo seja mais fácil, devemos ser mais complacentes e compreensivos. Se não tivermos essa paciência com a vida e com os outros, facilmente nos aborreceremos"

Grandes sábios nos dizem que somente viemos para o planeta Terra para desenvolver paciência e que deveríamos sempre pedir a Deus para nos ajudar a ter essa nobre virtude.
Em sânscrito, a palavra paciência, kshama, também significa “perdão”. Desse modo, você deve ter paciência de perdoar. E, se você pode perdoar, significa que você é paciente.
Primeiro, temos que sentir paciência por nós mesmos, nos perdoando, nos aceitando, nos valorizando, descobrindo nossas qualidades e procurando o auto-aperfeiçoamento.
 Quando abrimos nosso coração para com as pessoas do jeito que elas são, mesmo que ele não seja como gostaríamos que fosse, nós nos tornamos mais pacientes e calmos.

Ao estarmos mais presentes em nossas ações e mais vigilantes de nossos pensamentos, conseguimos dissolver as irritações tão logo elas surjam e passamos a ter mais compaixão e serenidade.
Se não tivermos paciência com nossos filhos, cônjuges, familiares, amigos, com as pessoas com quem trabalhamos e convivemos, nós nos tornamos frustrados e irritados.
Em vez de querer que as pessoas façam o que queremos, devemos ser mais complacentes e compreensivos. Se não tivermos essa paciência com a vida e com os outros, facilmente nos aborreceremos e criaremos brigas e conflitos.
A virtude da paciência está ligada à paz interior. Ela traz a tranquilidade da mente e aumenta nosso bem-estar e equilíbrio. Quanto mais paciente formos, mais teremos concentração, discernimento e compaixão.
 
Quando ficamos irritados e impacientes com alguém, precisamos compreender que essa irritação e impaciência estão dentro de nós e, que as pessoas apenas fazem eclodir o que já existe em nosso interior, em forma de frustrações, raiva, mágoas guardadas e intolerância.

Em vez de procurar uma calma ilusória e fictícia em hábitos nocivos como cigarros, bebidas e drogas que apenas destroem a paz interior e são como venenos da mente, as pessoas deveriam praticar a arte da paciência e da compreensão.
 Sinta como é bom o apaziguamento que surge desses treinamentos da paciência. Perceba como sua capacidade de paciência vai aumentando com você mesmo, na vida em geral, e como isso traz bem-estar e serenidade. E, com o tempo e a perseverança nas práticas, você se tornará uma pessoa paciente, mais gentil e amorosa.

Entenda que não vale a pena viver sem paciência, com gritos, frustrações, intolerância, autoritarismo. Isso apenas vai minar sua saúde física, aumentar sua pressão arterial, provocar doenças psicossomáticas e criar grandes rinhas entre você e outra pessoa, gerando ódio. Descontrolar suas emoções, gerando ansiedade e estresse.

Pacientemente, devemos caminhar pela vida, enfrentando os desafios presentes, as situações difíceis, com aceitação, coragem e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário