segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Diferença entre arrependimento e remorso.

Quantos de nós não guardamos ou guardávamos uma lembrança ruim de algo que fizemos ou deixamos de fazer, não é mesmo? A maioria das pessoas costuma chamar isso de arrependimento, porém não é o certo! Arrependimento tem sua origem na palavra grega “metanóia” e quer dizer Mudança de Mentalidade, ou seja, mudança de atitudes.

Vejo que muitas pessoas dizem sofrer por arrependimento, pedindo uma oportunidade de voltar atrás, tentar novamente. “Ah se eu pudesse voltar no tempo” – dizem a maioria. O nome certo para isso é REMORSO. Pois uma vez arrependida, as pessoas passam a reconhecer o seu erro e tirar deste, proveitos, ou seja, se você errou uma vez e se arrependeu, verdadeiramente, consequentemente NUNCA mais cometerá o mesmo erro. No entanto quando não há arrependimento, criamos uma barreira em nossas vidas, nos sentimos facilmente angustiados e atormentados, e isso meus amigos, é altamente prejudicial.

O remorso nos impede de avançar, nos prendendo sempre àquela situação que nos causa dor e sofrimento. Essa é a principal causa do remorso, pensamos inúmeras vezes “se eu tivesse feito isso, poderia ser diferente”; “por que eu fiz aquilo?”; “como eu me arrependo disso...” Será que há mesmo arrependimento? A resposta é única e clara: NÃO.

O arrependimento pode ser considerado com a principal de nossas virtudes e a chave para todas as portas. Pois reconhecer nossos erros passados é a garantia de acertos futuros. Portanto busquem abandonar seus remorsos para que possam ter o arrependimento verdadeiro e só assim, voltar a caminhar com a consciência tranquila e com a certeza de que dias melhores virão, afinal não há nada melhor e relaxante que está bem consigo mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário