segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Diferença entre arrependimento e remorso.

Quantos de nós não guardamos ou guardávamos uma lembrança ruim de algo que fizemos ou deixamos de fazer, não é mesmo? A maioria das pessoas costuma chamar isso de arrependimento, porém não é o certo! Arrependimento tem sua origem na palavra grega “metanóia” e quer dizer Mudança de Mentalidade, ou seja, mudança de atitudes.

Vejo que muitas pessoas dizem sofrer por arrependimento, pedindo uma oportunidade de voltar atrás, tentar novamente. “Ah se eu pudesse voltar no tempo” – dizem a maioria. O nome certo para isso é REMORSO. Pois uma vez arrependida, as pessoas passam a reconhecer o seu erro e tirar deste, proveitos, ou seja, se você errou uma vez e se arrependeu, verdadeiramente, consequentemente NUNCA mais cometerá o mesmo erro. No entanto quando não há arrependimento, criamos uma barreira em nossas vidas, nos sentimos facilmente angustiados e atormentados, e isso meus amigos, é altamente prejudicial.

O remorso nos impede de avançar, nos prendendo sempre àquela situação que nos causa dor e sofrimento. Essa é a principal causa do remorso, pensamos inúmeras vezes “se eu tivesse feito isso, poderia ser diferente”; “por que eu fiz aquilo?”; “como eu me arrependo disso...” Será que há mesmo arrependimento? A resposta é única e clara: NÃO.

O arrependimento pode ser considerado com a principal de nossas virtudes e a chave para todas as portas. Pois reconhecer nossos erros passados é a garantia de acertos futuros. Portanto busquem abandonar seus remorsos para que possam ter o arrependimento verdadeiro e só assim, voltar a caminhar com a consciência tranquila e com a certeza de que dias melhores virão, afinal não há nada melhor e relaxante que está bem consigo mesmo. 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Eita sentimento perigoso



Já afirmei em muitas ocasiões que o orgulho é um dos maiores entraves à evolução humana, isto por considerar que essa deficiência o impede de vislumbrar as oportunidades de aprendizado, posto que o orgulhoso, cria e apega-se à ideia de que sabe tudo e a tudo conhece.
Por agir assim o orgulhoso, mesmo que teime em admitir, sofre e é passível de desenvolver inúmeros desconfortos emocionais e existenciais pela sua teimosia e arrogância. Um exemplo, o orgulhoso sempre diz que não precisa ir ao medico e mesmo que aconteça de ir, dificilmente segue as prescrições medicas por achar que sabe mais que o profissional. O orgulhoso é, compulsivamente, um ignorante sabe-tudo e competitivo, não confia em ninguém, às vezes, nem em Deus! Enfim, nas mais variadas circunstâncias, A IGNORÂNCIA É PAI E MÃE DA DOR e de inúmeras frustrações e torna o orgulhoso uma pessoa isolada, solitária de tudo e de todos, mas, vá explicar isso para um orgulhoso!

1º - Caminhos que o levam ao orgulho.

- Perfeccionismo: Isso é algo destruidor, pois por mais que alguém faça algo de bom ao orgulhoso, nunca para ele estará bom.
- Ressentimento:  O orgulho o leva ao ressentimento. E o ressentimento produz a ideia de que as pessoas ao redor que magoar e se sente com o orgulho ferido, o orgulhoso se ressente e não perdoa e assim vai aos poucos se afastando de tudo e todos.
Hipocrisia: Oculta seus defeitos ‘disfarçando-se de somente qualidades.  Julga todos, pela mais pequena infração, mas que são incapazes de se julgarem a si mesmos.
- Tirania: Nada mais e nada menos do que autoritarismo e se achar prepotente.

2º - Algumas características do orgulhoso.

- Não aceita ter superiores. Pois se acham acima do bem e do mal, mas gosta de liderar.
- É explosivo a qualquer tipo de critica em relação a seu comportamento, fica nervo e não aceita conselhos.
- Perde facilmente o controle quando é contrariado por algo ou alguém. Pois jamais admite ser confrontado por ninguém, se isso ocorrer perde o controle até mesmo em publico.
- Se torna uma pessoa critica. Consegue ver os erros dos outros, mas não é capaz de enxergar o seu erro.
- Se toma dependente de si mesmo. Lança a culpa nos outros (arrogância e independência doentia).
- Não reconhece e se redime quando erra. Arranja desculpas para a sua amargura e ressentimentos.
- Vive arrumando encrenca, seja no meio famílias, ou de amigos, em qualquer convivência que esteja.
- Um pessoa orgulhosa quando acontece algo diz: “Não foi culpa minha”. Porque se acha acima de qualquer suspeita.
- Uma pessoa orgulhosa sempre diz: “Sempre fiz assim e não vou mudar”.
- A pessoa orgulhosa sempre defende as suas ideias não porque acredita nelas, mas porque são suas.
- O orgulhoso está mais interessado em vencer discussões,  do que evitar elas e ver o lado das outras pessoas.

E O MAIOR MAL QUE O ORGULHO FAZ É ESTRAÇALHA O/OS RELACIONAMENTO(OS)!
Na casa onde o orgulhoso mora, ninguém se abraça, ninguém se beija, já ausência de perdão, não admitem com cada um o amor e carinho que cada um sente.

domingo, 1 de setembro de 2013

O poder da tolerância.

"Em vez de querer que as pessoas façam o que queremos ou que tudo seja mais fácil, devemos ser mais complacentes e compreensivos. Se não tivermos essa paciência com a vida e com os outros, facilmente nos aborreceremos"

Grandes sábios nos dizem que somente viemos para o planeta Terra para desenvolver paciência e que deveríamos sempre pedir a Deus para nos ajudar a ter essa nobre virtude.
Em sânscrito, a palavra paciência, kshama, também significa “perdão”. Desse modo, você deve ter paciência de perdoar. E, se você pode perdoar, significa que você é paciente.
Primeiro, temos que sentir paciência por nós mesmos, nos perdoando, nos aceitando, nos valorizando, descobrindo nossas qualidades e procurando o auto-aperfeiçoamento.
 Quando abrimos nosso coração para com as pessoas do jeito que elas são, mesmo que ele não seja como gostaríamos que fosse, nós nos tornamos mais pacientes e calmos.

Ao estarmos mais presentes em nossas ações e mais vigilantes de nossos pensamentos, conseguimos dissolver as irritações tão logo elas surjam e passamos a ter mais compaixão e serenidade.
Se não tivermos paciência com nossos filhos, cônjuges, familiares, amigos, com as pessoas com quem trabalhamos e convivemos, nós nos tornamos frustrados e irritados.
Em vez de querer que as pessoas façam o que queremos, devemos ser mais complacentes e compreensivos. Se não tivermos essa paciência com a vida e com os outros, facilmente nos aborreceremos e criaremos brigas e conflitos.
A virtude da paciência está ligada à paz interior. Ela traz a tranquilidade da mente e aumenta nosso bem-estar e equilíbrio. Quanto mais paciente formos, mais teremos concentração, discernimento e compaixão.
 
Quando ficamos irritados e impacientes com alguém, precisamos compreender que essa irritação e impaciência estão dentro de nós e, que as pessoas apenas fazem eclodir o que já existe em nosso interior, em forma de frustrações, raiva, mágoas guardadas e intolerância.

Em vez de procurar uma calma ilusória e fictícia em hábitos nocivos como cigarros, bebidas e drogas que apenas destroem a paz interior e são como venenos da mente, as pessoas deveriam praticar a arte da paciência e da compreensão.
 Sinta como é bom o apaziguamento que surge desses treinamentos da paciência. Perceba como sua capacidade de paciência vai aumentando com você mesmo, na vida em geral, e como isso traz bem-estar e serenidade. E, com o tempo e a perseverança nas práticas, você se tornará uma pessoa paciente, mais gentil e amorosa.

Entenda que não vale a pena viver sem paciência, com gritos, frustrações, intolerância, autoritarismo. Isso apenas vai minar sua saúde física, aumentar sua pressão arterial, provocar doenças psicossomáticas e criar grandes rinhas entre você e outra pessoa, gerando ódio. Descontrolar suas emoções, gerando ansiedade e estresse.

Pacientemente, devemos caminhar pela vida, enfrentando os desafios presentes, as situações difíceis, com aceitação, coragem e compaixão.