quarta-feira, 28 de agosto de 2013

As vezes dá...



"Dá vontade de abrir um zíper nas costas e sair do corpo porque dentro da gente, nesse momento, não é um bom lugar para se estar...!"

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pais e Filho: Uma relação complexa, mas não impossivel!



Pai e mãe perante seu filho

O que falamos aos nossos filhos tem um poder transformador. E todos os dias, todas as horas, falamos muitas coisas para eles. Que tal usarmos as nossas palavras para criarmos filhos felizes e vencedores?  Existe um limite entre educar e destruir o seu filho, então esteja sempre atento. 

Todo mundo sabe que os pais são os espelhos das crianças.
Outra coisa que todo mundo está careca de saber é que ninguém no mundo tem mais força e influência sobre um filho do que a mãe e o pai.

Gente, não importa se é no começo da vida, no meio, ou no final, você é e sempre será mãe e pai do seu filho. Isso quer dizer que você deve amá-lo sempre, mais do que nunca, mesmo se ele estiver no caminho errado. Aliás, se ele não está se encontrando, você tem a obrigação de ajudá-lo a entrar no eixo mostrando o correto e de fazê-lo enxergar suas qualidades. Mas não gritando e até xingando, por favor!

Muita mãe e pai erra ao xingar e até maltratar o filho. Nunca, em nenhuma hipótese, ofenda seu filho. O que uma mãe diz a um filho multiplica-se no Universo por mil. A força da palavra de uma mãe é indescritível. Se você chamá-lo de vagabundo, assim ele será. Agora, não é melhor chamá-lo de vencedor ? Não vale mais a pena incentivá-lo a buscar o sucesso e a felicidade ?
Há uma controvérsia no entender de cada ser humano, vejo muitos pais dizendo algo para seu filho em um sentido e o filho muitas das vezes entende do contrario, o pior possível. 

Portanto ai vai uma dica:
Entenda: O MODO COM QUE SE FALA É MAIS IMPORTANTE TANTO QUANTO O QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER!
Filho perante seu pai e mãe 

Tratar mal seu pai ou com indiferença, rispidez ou ironia, apenas faz com que você fique parecido com ele. É uma atitude de vingança, não uma atitude apaziguadora. Quando você mudar a sua atitude diante dele, pode se surpreender muito com os resultados. Não mude esperando que ele se torne uma pessoa mais fácil de lidar da noite para o dia, pois isso demora um pouco a acontecer. Mude antes por você mesmo, para que você se sinta em paz com o passado de eventuais atritos. Hoje você é um adulto que tem condições de compreender melhor as chatices do seu pai e buscar inteligentemente o melhor caminho para extrair dele sua melhor parte. E isso se faz também reconhecendo o amor que você sente por ele, ao invés de negar esse sentimento.

Costumo dizer que chega um tempo na vida em que temos possibilidade de reeducar nossos pais com atitudes simples e palavras doces. Dessa forma, eles estarão supridos, ou seja, terão o afeto que precisam para poder também responder com atitudes e palavras afetivas.

 CONSELHO PARA AMBOS, PAIS E FILHOS, LEIA: 

 Mas chega um ponto na vida em que temos que escolher: ou permanecemos com nossas mágoas, ou quebramos o gelo e nos abrimos para uma realidade mais serena junto de nossos pais e os pais para com seus filhos. Ou ficamos cegos para as virtudes deles, ou admitimos que nem tudo foi tão ruim, que afinal aprendemos coisas valiosas, mesmo cercadas de rabugice ou uma aparente indiferença.

Coisas surpreendentes podem acontecer quando mudamos nossa forma de agir e podemos começar tratando um ao outro bem como gostaríamos que se espera que o próximo nos trate, basta fazer um pequeno exercício de imaginação. Permanecer numa atitude vingativa e rancorosa pode fazer mais mal a você mesmo do que a ele, pois com isso você só vai conseguir perpetuar a sensação de desamor.

A vida é curta demais e, ao mesmo tempo, preciosa demais para ficarmos adiando a compreensão, o perdão, os gestos afetivos. Não espere que o primeiro passo seja dado por seu pai e vocês pais não espere o primeiro passo vir do seu filho, alguém tem que ceder. Experimente deixar o orgulho vazio de lado e vá buscar a paz entre vocês. Seja paciente e perseverante, fazendo o que deve fazer para o seu bem-estar. Se ele não corresponder à sua iniciativa, você estará em paz consigo mesmo. Mas se o seu "velho" ou ”filho” acolher seu carinho, uma nova e gostosa história de bem-querer pode surgir. E então ambos estarão em paz.

sábado, 17 de agosto de 2013

E se...?!

Vejo quase sempre pessoas em uma guerra de criticar seu próximo e pergunto o que muda em apontar os erros, defeitos e etc de outra pessoa e muitos respondem quase sempre o mesmo: “Ah, não gosto de críticas. Mas faço simplesmente por haver razões para tal. Como não criticar, se está tudo errado?”

Mas na realidade, percebo que as pessoas sente um certo prazer em criticar.  Sem perceberem sentem prazer em perceber as falhas e deficiências dos demais. Os sentimentos de rejeição, revolta, mágoa ou decepção cria a vontade de criticar, assim como, a critica provoca cada vez mais os sentimentos de revolta, mágoa, decepção etc. O egoísmo e o orgulho são os principais fatores que determinam as reações emocionais. Quando a falha do outro interfere em seus interesses, surge a revolta.  Nesse caso a crítica que faz, você se visa colocar-te numa posição de superioridade.

O argumento que muitas pessoas usa é alegar que a pessoa criticada não mudaria de atitude por si só. Diz: “Critico para que o outro perceba seus erros e modifique-se”. Porém, na maioria das vezes, visava punir, castigar, ou dar vazão à vontade pura e simples de criticar, de demonstrar superioridade.
O orgulho cria a ilusão de que nossos argumentos são sempre os certos.
Porque é mais fácil olhar o cisco no olho dos outros do que enxergar o pedregulho na frente do nosso.





Agora fica a pergunta: E se você fosse cego, ou surdo, ou mudo ? Você criticaria ou até mesmo julgaria o próximo pelo o que ?
Tem uma música bem interessante que faz refletir sobre esse tipo de coisa, vou deixar aqui um trecho da letra.

[...] Se eu não tivesse orgulho pra ferir
Se eu não tivesse vaidade e estivesse na idade de quem pode rir
Eu diria: "Oi amor, já disse amo você?"
Se eu não coubesse em mim
Se eu não tivesse o que falar

Mais amor. Mais perdão.
Mais tempo. Mais um algo a mais.
Menos Lá-Lá-Lá-Lá-Lá.
Mais fervor. Mais cor. Mais luz.
Mais fé.
Mais Deus.
Menos Blá-Blá-Blá-Blá-Blá.
Se é altar, qual lugar mais apropriado que este? [...]
 (- Rosa de Saron - SE)


"Fica o aviso: Aqui, quem zela pelo outro, preserva seu maior bem.
Se o que quer é redenção então vire a outra face
E a única marca que vai te sobrar é o perdão"

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Por que continuar com esse sentimento? O que ele lhe acrescenta?


Você já experimentou fechar os seus olhos por alguns minutos e com eles emeticamente fechados tentar fazer alguma coisa; caminhar, por exemplo, na sala, ou pegar algum objeto? A sensação de trevas, de escuridão, de angustia é terrível. Os sentimentos de impotência, de insegurança, de vazio, de medo, com certeza estarão presentes, não é mesmo? A impossibilidade de vermos o que se passa ao nosso redor mostra-nos claramente que é bom tirar a venda dos olhos para enxergar novamente. Pois ira dar uma sensação de alivio, clareza e se sentira mais seguro de que nada ira perder.


Este texto ira falar sobre o ódio, essa escuridão que algumas pessoas insistem em carregar dentro de si. Estão neste estado, não por ignorância, não por inocência, mas por opção. Por um motivo ou outro preferem as densidade do ódio, da iniquidade e caminham neste mundo com esse peso terrível. O interessante é que embora andem com seu coração na escuridão, pensam que estão na luz, pensam que assim tudo está mais claro do que nunca. Pensam que tem visão, mas isso é apenas uma ilusão criada por este sentimento ruim.


Com certeza você deve conhecer alguém de sua relação que abriga o ódio no coração, que não tem afeição por uma determinada pessoa ou já até teve certa afeição, mas por determinado acontecimentos essa afeição se extinguiu dando espaço ao ódio e magoa.
O ódio é um sentimento que precisa ser tratado. É um mau, que uma vez demonstrado em ações ou palavras, deve sofrer uma intervenção espiritual, afinal é uma energia muito negativa que trás danos perante aos outros sentimentos, te afasta de muitas cosias e faz mau até mesmo para a saúde. O problema é que o ódio não se instala na pessoa de uma hora para outra. Ninguém odeia o seu próximo, totalmente de graça. Começa, sim, com pequenas coisas, mas com o passar do tempo se não houver tratamento pode se tornar um “tumor”, sim, irei comparar ele com essa doença. Pois cura até tem, mas tem que querer, caso contrario o resultado é a morte. Não literalmente, mas morte de espírito, morte dos sentimentos bons, morte de tudo que você tem em sua vida.

O espírito de ódio está sempre mais presente em meio as pessoas com que você tem convívio um tanto quanto diário. Pois é onde os interesses, ideias e vontades são diversificados, diferenciados. É mais difícil brigar com estranhos, do que com conhecidos, ou familiares.

O mal, o nosso adversário tem mais campo para agir quando este vê em seu caminho alguém alimentando o sentimento de ódio, de ressentimentos em seu coração. Porém ao contrário do que muita gente pensa não é dele, do mal a total responsabilidade por este sentimento. É muito cômodo atribuir a ele tamanha insensatez. E também muitas das vezes nem é total culpa do seu próximo, a literal culpa está em você mesmo que alimenta o ódio e não percebe os danos que você mesmo com esse sentimento lhe causa, e há pessoas que percebe os danos causados, mas prefere atribuir a culpa no outro, a qual sente o ódio. Afinal, é fácil apontar culpados, ao invés de tentar solucionar os problemas e viver em paz com todos.


Caro leitor(a). Permita-me fazer uma pergunta bem pessoal. Existe alguém em sua vida, que no seu conceito o(a) prejudicou e por isso existe motivo de ódio em seu coração? E na sua família tem alguém que você gostaria que não existisse? Preste atenção no que vou dizer. Você precisa tratar deste sentimento o mais rápido possível. Talvez você dirá: “Mas, você não conhece a pessoa. Você não sabe que tipo ruim é esta pessoa.” Ou poderá dizer também: “Mas você não compreende, você não faz ideia de quanta coisa passei por causa dessa pessoa, as dores que me causou e etc, etc, etc”. Sabe. No momento a minha preocupação é com você. O espírito de ódio tem que dar lugar ao amor e compreensão. O espírito de ódio não provém do BEM. O amor, compreensão e perdão esses sim provem totalmente do BEM para lhe fazer bem. Quem não consegue amar e perdoar alguém infelizmente está em trevas, carrega um peso imenso nos ombros.

Ter ódio de alguém
É mostrar que és mais fraco do que imagina
E a precocidade se impera para lhe provocar perdas e impedimentos
Elimine de vez o câncer do ódio do seu coração!

E ai vai uma pequena dica:
Em algum momento você teve alegria e conversas legais com essa pessoa que você ideia. Esses momentos estão guardamos em um pequeno baú. Pode tentar se lembrar, bem lá no fundo, tem algo de bom. Então é onde você pode encontrar o perdão que é como um momento eterno de descanso molhando os pés em um rio calmo de águas cristalinas, refresca a alma, nos aclara a visão e nos deixa perto novamente de quem se ama. Não permita o ódio estragar tudo que lutou para ter e tudo que ainda pode ter.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os elementos principais


A incompreensão está cada vez mais praticada pelas pessoas e consequentemente gera discórdia e grandes problemas. O fato dessa ou aquela pessoa, pensar diferente de você, não quer dizer que ela seja má ou não goste de você. Basta tentar entendê-la, e por quais motivos ela tem tal atitude.
Talvez uma auto análise lhe caia bem: Antes de julgar aos outros, olhe para dentro de si, e veja primeiro o que há de errado, com você. Para alguém lhe compreender, antes você deve de compreender a pessoa e por mais que você não aceitei tal atitude do próximo, ao menos respeite, pois assim você terá o mesmo retorno. Impor sua ideia e o seu querer como único certo, e o único que tem direitos, é criar conflitos e sempre sair perdendo.

Paremos de olhar somente para nosso próprio umbigo e comecemos a nos colocar no lugar do próximo. Como o próximo se sente diante de tal situação.

Exercitai a compreensão.
Porque o teu caminho para a paz de espírito tem que passar pela tolerância e pelo perdão. E para aquele que compreende as causas, é mais fácil perdoar as consequências.
Recordai, sempre, que nada ou ninguém é perfeito neste mundo; e é do erro que surge o aprendizado.
Deveis compreender os que te cercam. E não te agasteis, quando as outras vontades contrariarem as tuas vontades; buscai o consenso e tereis a melhor solução.

Pois o homem que impõe os seus desejos arreda de si os seu próximo, criando conflitos. Como faz o vento inclemente às folhas caídas, que no inverno atapetam as estradas.
Compreender é meio caminho para conviver.
E compreender é meio caminho para ser compreendido. É preciso escutar para ser escutado, e respeitar as ideias alheias para merecer o respeito às suas próprias ideias.

O respeito é a base da compreensão. Respeitai os que te cercam, ou eles não respeitarão as suas ideias; e, se não as respeitardes, jamais sereis capazes de compreendê-las.
Como o respeito à força do vento leva o navegante a posicionar as velas, para que o barco siga a rota pretendida, o respeito a novas ideias vos levará a novos conhecimentos.
Praticai o amor e a tolerância, e decerto encontrareis o respeito. Cultivai o respeito e colhereis a compreensão.

É assim que afastareis o fantasma da solidão, que habita os seus piores temores. E descobrireis que a proveitosa colheita tornará mais rápidos os seus passos e MAIS FÁCIL SERÁ A CAMINHADA, pois assim não se sentiras saturado com algo ou alguém!

sábado, 10 de agosto de 2013

Aquelas Noites

Eu lembro quando
Nós costumávamos rir
Sobre nada importante
Era melhor do que ficarmos com raiva
De tentar resolver todos os problemas que estávamos passando
Esquecíamos todos eles
Porque naquelas noites, nós ficaríamos lá e nunca desabaríamos
Juntos nós enfrentavamos tudo aquilo
Eu me lembro quando nós

Ficávamos acordados até tarde e conversávamos a noite toda
 Você em um quarto escuro, sob a luz de uma TV
Através de todos os tempos difíceis da nossa vida
Aquelas noites me mantinham vivo

Eu escutava a música tocando a noite toda
Não queríamos outra briga
Através de todos os tempos difíceis da nossa vida
Aquelas noites me mantinham vivo

Eu me lembro quando
Nós costumavamos dirigir
Para nenhum lugar contanto que
Esquecessemos de nossas vidas
Nós éramos tão jovens e tão confusos, que nem sabíamos
Se choraríamos ou riríamos
Aquelas noites eram nossas
Elas vão viver e nunca morrer
Juntos nós permaneceríamos para sempre
Eu me lembro quando nós

Aquelas noites nos pertenciam
Não tinha nada de errado conosco

Eu lembro quando
Nós costumávamos rir
E agora eu desejo que aquelas noites pudessem durar

sábado, 3 de agosto de 2013

A Inflexibilidade


Vou começar esse tema com uma frase de Rubem Alves que eu particularmente gosto muito: “As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.”

Por conta das circunstâncias, infelizmente, há uma confusão entre personalidade, caráter, inclinações, desejos e caprichos. Aspectos entrelaçados, estes ficam permeando a nossa vida e determinando não apenas nossas escolhas, mas as consequências que elas trazem.
É nesse meio que se encontram as pessoas que se orgulham de nunca mudar. Pessoas que padecem da “Síndrome de Gabriela”: Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim"... Estas pessoas se "beneficiam" (na verdade não há beneficio nenhum) da confusa relação entre ter e ser. Em nome de terem personalidade impõem sua forma de ser, com suas características mais desagradáveis, para com àqueles com quem convivem, e não aceitam que poderiam adaptar-se, modificar algumas características em prol do bem comum, pois já se acham boas demais.

Essas são as pessoas chamadas de INFLEXÍVEIS tem rigidez em quase tudo o que fazem. A começar por seus pensamentos, dificilmente aceitam outras opiniões e conselhos além das suas. Sentem dificuldades em mudar para melhor. A rigidez distorce significados e causa sofrimentos desnecessários. Ser flexível significa enxergar as situações por vários ângulos diferentes, fazendo da situação ruim em algo bom para não aumentar conflitos e maus sentimentos em sí, pois se você é rígido, limita totalmente as possibilidades que a vida te dá de presente. Sei que é difícil assumir, mas se no fundo você se identifica com essas atitudes, e portanto, se o seu comportamento está te afastando das pessoas que o ama, MUDE.

Precisamos mudar para suportar algo ou alguém, para tolerar, para nos adaptar.  Afinal, se não fazermos isso acabamos perdendo o que mais queremos, o que mais amamos, até perdemos os sonhos que queremos realizar.

Pessoas que nunca mudam são aquelas que nunca cedem. Inflexíveis em suas convicções acreditam que ceder significa perder a personalidade, ser fraco, humilhar-se. Sua opinião tem que prevalecer, aumentam a voz se alguém tenta dizer algo que lhes contraria. Preferem prejudicar-se e sofrer, ao invés de ou receber o benefício de ser flexível. Mas o pior é que não suportam serem contestados. Suas verdades são tão absolutas, que não há espaço para outras. Na verdade, para eles, nem há outras.

Estas pessoas são aquelas que esperam e exigem que os outros se adaptem a elas. E infelizmente, muitas vezes assim acontece. Tornam-se autoritárias e opressoras a tal ponto que as pessoas ao seu redor escolhem aceitar sua inflexibilidade e não contradizê-las, na ideia de evitar confusão.

Outra característica típica das pessoas que não mudam é o questionamento sistemático do jeito das outras pessoas. As pessoas que não mudam gostariam muito que as outras pessoas fossem iguais a elas. Isso se explica facilmente. Se o jeito delas se tornar o jeito dos outros, ninguém mais precisará mudar, e elas poderão praticar com tranquilidade sua inflexibilidade, sem serem incomodadas.

Pessoas inflexíveis, duras, arrogantes, amargamente críticas, autoritárias e intolerantes. Elas se acham boas demais. Gastam horas e horas descrevendo o próprio jeito e comparando criticamente com o jeito das outras. Estas pessoas INFLEXÍVEIS sabem exatamente o que os outros precisam mudar, mas afirmam que tem mais a ensinar do que a aprender, e, nessa jornada, vão colecionando fracassos e perdas, sempre culpando a incapacidade alheia, e se firmando ainda mais em seu jeito.

Quando tudo parece errado e injusto, quando as teorias da conspiração tomam conta de nós, é hora de abrir a porta e melhorar nossas atitudes . Afinal, não podemos exigir compreensão e flexibilidade do próximo se você é rígido. “Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo (pessoas) na mudança da mente.”